Nosso compromisso com a natureza
Nossa inspiração foi a Floresta Amazônica, e nosso compromisso é destinar parte de nossas vendas para o replantio de árvores nativas em áreas desmatadas, realizado através do nosso parceiro AMAZÔNIA CARE.
Por que a Amazônia Care?
O propósito da Amazônia Care é contribuir de forma positiva com a Floresta Amazônica e sua população, tendo como foco o desenvolvimento sustentável da região, comprovando que a floresta pode gerar valor a partir da sua conservação e utilização responsável.
A Amazônia Care é uma agregadora – é a fusão de conectora e aceleradora. Ela visa construir conexões e conhecimentos em rede além de, com capital e tecnologia, acelerar projetos através de empresas que buscam investir de forma responsável na Amazônia gerando impacto positivo para o meio ambiente e sua população. E foi neste contexto que firmamos nossa parceria.
5 pilares fundamentais para o desenvolvimento socioambiental
1. Rede de conexões: Por meio do selo Amazônia Care, a Associação reconhece os projetos alinhados com os seus valores e se conecta a instituições apoiadoras de causas ambientais e sociais.
2. Reflorestamento com agricultura familiar: Recuperar áreas degradadas e preservar a fauna e flora amazônicas.
3. Combate à extração ilegal de madeira: Fomentar o acesso e uso de informações para prevenção da exploração ilegal da madeira.
4. Combate a incêndios florestais: Fomentar o acesso e uso de informações para prevenção de queimadas.
5. Desenvolvimento sustentável: Associar benefícios econômicos a práticas de mínimo impacto ambiental por meio do manejo sustentável, promovendo a agricultura familiar e o desenvolvimento socioambiental.
O plantio é realizado no município de Manaquiri/AM, entre o Km 114 e o km 250 da BR 319, pela Associação Pró Amazonia Urihiá, que conta com dois viveiros para produção de mudas de espécies nativas com capacidade para 135 mil mudas/clico para reflorestamento de áreas degradadas ao longo da rodovia.
Ocorre geralmente no período chuvoso, entre dezembro e fevereiro.
O reflorestamento nas propriedades é feito com o preparo do solo da terra sendo lavrada, calcariada, nivelada, adubada e o posterior plantio de árvores nativas que possam garantir o sustento dessas famílias num futuro próximo, tudo sem nenhum custo para os moradores. Até o momento foi plantado em solo definitivo, mais de 30 mil mudas de espécies nativas na região, como a castanheira, açaí jussara, tucumã, buriti, pracaxi, andiroba, copaíba, cacau, guaraná, pau rosa, pupunha, mulateiro, bacaba, cupuaçu, sorva, pracaxi e patuá, visando a sustentabilidade das famílias locais.
Além da agricultura familiar, o projeto possui 8 tanques para criação de peixes nativos para povoar os açudes (tanques) a serem construídos nas propriedades dos moradores locais visando a subsistência das famílias. Recentemente a URIHI Á conquistou o primeiro lugar na Chamada Elos da Amazônia pela efetividade de seu projeto URIHIA BIOAMAZÔNIA. A Amazônia Care conta com a parceria da PwC para cumprir com transparência e eficiência em suas iniciativas, além da parceria com Roland Berger no desenvolvimento de sua estratégia até 2030.